Saiba tudo sobre o Circuito das Águas Paulista e o Circuito das Malhas

E quem diria que o interior de São Paulo seria um dos destinos mais procurados durante o período das férias de inverno? Isso se deve muito ao fato do Circuito de Águas Paulista ter movimentado bastante o turismo local, tendo em vista as nove cidades, que apesar de serem distintas entre si, possuem uma grande característica em comum: suas águas. Por isso, elas ganharam destaque nos últimos anos, por serem cheias de atrativos que prometem não decepcionar o turista que optar por relaxar com os amigos ou com a família no interior.

Localizada a 180 km de São Paulo, Águas de Lindoia é considerada a capital termal do Brasil, pois a descoberta das suas águas quentes se deu ainda no século XX, quando o Dr. Tozzi, fundador de Águas de Lindoia, soube de um padre que havia sido curado de um eczema de pele através das águas que emergiam do solo a 28 graus. Após analisar a tal “água milagrosa”, Tozzi confirmou que ela possuía propriedades curativas, tão logo comprou as terras ao redor das fontes de águas quentes e iniciou o projeto de construção das Thermas de Lindoya, em 1910.

De lá pra cá a fama de Águas de Lindoia só aumentou, e há quem diga que até a NASA chegou a beber de sua fonte durante a Missão Apolo 11. Dá pra acreditar que as suas águas minerais chegaram a ir à Lua em 1969?! Incrível, né?

Quando falamos em modernidade, não podemos deixar de citar o Thermas Hot World, que oferece uma estrutura inovadora, integração com a natureza, além de muito conforto e segurança. Lá, além de aproveitar as águas quentes harmonizadas no ofurô gigante, nas piscinas e cascatas, você também pode se aventurar praticando arvorismo, parede de escalada e muito mais atividades radicais (sem dúvida, esse é um passeio que promete despertar fortes emoções!)

Se já não bastasse tudo isso, o município ainda é sinônimo de raridade, pois recebe anualmente os maiores colecionadores de Carros Antigos da América Latina na praça Adhemar de Barros, que é onde tudo acontece na cidade.

Águas de Lindoia dispõe de ótimas opções de hospedagem, dentre os hotéis mais disputados estão o Monte Real, o Guarany, Mantovani e o Panorama inaugurado em 1983, que se destaca com sua arquitetura arrojada, e por ser pioneiro a agregar à sua estrutura hoteleira um SPA. O hotel oferece um cardápio bem elaborado com noites temáticas, shows e no mês de junho, a tradicional festa junina liderada pela equipe de lazer dos “Tios Panorama”.

A cidade de Amparo conta suas histórias através dos antigos casarios localizados no centro da cidade. O município que também faz parte do roteiro do Circuito das Águas Paulistas, fica a 40 minutos de Águas de Lindóia e se destaca pelo turismo rural.

Cultura poderia ser o segundo nome da cidade, pois há muito o que apreciar na visita ao Museu Bernardino de Campos, e aprender com o acervo de 23 mil obras literárias da Biblioteca Municipal Carlos Ferreira. Você ainda pode ficar encantado com o Parque Ecológico Orquidário Dr. Paulino Recch e o Jardim Público, mas se quiser ter uma experiência inesquecível, dê uma passadinha no Polo Astronômico de Amparo e veja as crateras da Lua, os Anéis de Saturno e as estrelas, tudo bem de perto!

E se você é amante de queijos artesanais, não pode deixar de visitar a histórica Fazenda Atalaia, que perpetua a história da família através das criações, como o premiado queijo da Tulha. Os queijos feitos com leite de vaca, são maturados por 1 a 2 anos na própria fazenda e varia entre casca dura, picante, frutado, cremoso e levemente salgado. As opções para escolher o queijo que mais combina com o seu paladar são inúmeras!

Próxima parada: Holambra! A cidade que tem todo um ar europeu, é um dos municípios com mais imigrantes holandeses do Brasil, por isso, andar por suas ruas é quase uma visita aos países baixos. Lá, você também poderá visitar o maior moinho da América Latina (uma réplica fiel de um moinho holandês), além de se encantar com o artesanato local, artigos de decoração, plantas e claro, flores… muitas flores!

E se você quer ter uma experiência sensorial espetacular, saiba que a cidade é sede da maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, a Expoflora. Símbolo de manifestação cultural da imigração holandesa, o evento proporciona aos turistas o privilégio de vivenciar uma primavera europeia, pois ela acontece todos os anos no mês de setembro, vale a pena passar por lá para conferir os lindos arranjos florais, os exuberantes jardins, além de descobrir criativas sugestões de paisagismo e decoração para seus ambientes. Um verdadeiro resgate a cultura holandesa!

Localizada na Serra da Mantiqueira, Socorro consegue unir as compras à aventura, se destacando com seu turismo comercial marcante e bastante desenvolvido, por ser um polo têxtil e por seus diversos parques de aventura que dão direito a praticar tirolesa, arvorismo, escalada, rapel, trilhas e muitas outras atividades radicais.

Depois de aproveitar um pouco da adrenalina que Socorro oferece, se prepare para cair nas compras em Serra Negra!  A cidade é uma das mais conhecidas de todo o roteiro do Circuito de Águas, e se destaca por oferecer um comércio rico em malhas e artigos de couro, por isso também faz parte Circuito das Malhas e dos Couros. Lá você vai encontrar muitas opções de lojas e aquele precinho que é tudo de bom!

E, já que estamos falando em compras, vamos para o nosso segundo destino: Monte Sião! A cidade localizada em Minas Gerais faz divisa com São Paulo e sedia todos os anos a Fenat, a famosa feira nacional de tricô, apresentando as tendências da moda em tricô com mais de 50 malharias expositoras, e aquecendo a economia local. A feira procura se reinventar a cada ano, e oferece desfiles, comida típica, artesanato, espaço kids, restaurante, lanchonetes, e muito mais! Desfrute também de outros atrativos em Monte Sião, como o santuário de N. Senhora da Medalha Milagrosa, Mosteiro Santíssima Trindade, Fábrica da Porcelana e inúmeras lojas de malhas a perder de vista.

Se você é amante de porcelana azul e branca, não pode deixar de visitar a Porcelanas Monte Sião, a única fábrica em operação no Brasil fundada em 1959.  Localizada atrás da Igreja do Rosário, produz porcelanas legítimas artesanais de todos os tipos, como bibelôs e louças pintadas à mão, inspiradas nos azulejos portugueses. A fábrica oferece ainda um tour guiado, onde é possível conhecer o passo a passo da fabricação das peças.

Dentre a natureza, a cultura e as compras, esse destino tem tudo para te encantar!

 

MP Turismo, viaje na melhor fase da vida.

Tags:
,
Sthéphanie Leal
sthe.l@wt.digital


Olá, como podemos ajudar?

Atendimento via WhatsApp