Natal Luz em Gramado e os encantos da Serra Gaúcha

Localizada no coração da Serra Gaúcha, bem na Região das Hortênsias, Gramado se destaca pelo seu charme europeu, beleza, riquezas naturais, e inúmeros atrativos que prometem agradar a todos os gostos. Seja no verão ameno e agradável ou no álgido inverno, visitar a “Europa brasileira” é uma ótima opção em qualquer época do ano.

Não à toa que ela atrai anualmente milhares de turistas que buscam um destino requintado e acessível, especialmente no Natal. Só quem já visitou Gramado durante o Natal Luz entende a grandiosidade deste evento e a emoção que é estar na maior festa natalina da América do Sul. O espetáculo, que atrai milhões de turistas todos os anos e acontece entre os meses de outubro e janeiro, conta com shows, musicais, desfiles, concertos, teatro, e claro muitas, muitas luzes!

Ao todo, são 80 dias de duração, com mais de 500 apresentações, com destaque para quatro grandes espetáculos: “Show de Aquecimento”, “O Grande Desfile de Natal”, “Reencontros de Natal”, e “Natal pelo Mundo”.

Bailarinos, patinadores e atores fazem a magia do Natal acontecer no Grande Desfile de Natal, onde uma encantadora história é contada através das alegorias e o personagem principal e mais aguardado aparece, o Papai Noel.

Já o principal show, “Reencontros de Natal”, conta com fogos de artifícios, luzes, músicas e uma história emocionante de uma família que se espalhou pelo mundo e teme perder a tradição do natal.  Cantores, músicos e artistas interpretam o repertório com clássicos nacionais e internacionais.

 

Outro espetáculo mais voltado para o público infantil é o “Natal Pelo Mundo”. O teatro fala do encontro de gerações, desperta a nossa criança interior e emociona até os ‘marmanjos’ de plantão.

Mas nem só do espetáculo de Natal vive a cidade. A arte está presente em todos os cantos de Gramado. Entre artesanato, floriculturas, música, e a clássica culinária europeia, é quase uma missão impossível não ter aquela dúvida na hora de decidir o que fazer em Gramado.

O tempero cultural resultante da colonização alemã e italiana agrega à culinária local uma variedade de delícias que são bastante valorizadas pelos turistas. As especialidades com carnes exóticas, queijos, vinhos e chocolates fazem com que os restaurantes e cafés da região estejam sempre lotados.

Garfo e Bombacha é, sem dúvidas, a churrascaria mais trilegal e famosa da cidade, tchê! A alegria e descontração se unem à tradição e cultura do povo gaúcho com músicas e danças ao vivo de perder o fôlego. Além do tradicional churrasco gaúcho como o Costelão na Vala assado durante oito horas, a casa conta com uma enorme variedade de pratos típicos, carnes nobres e sobremesas deliciosas.

Mas se você quer mesmo é provar o melhor da gastronomia italiana, visite o Galeto Itália. O enorme casarão oferece pratos típicos da culinária italiana com destaque para as massas, o galeto, bebidas e sobremesas, (e não esqueça de pedir um bom vinho para acompanhar essa farta refeição, hein?!) Mamma mia!

Já pensou em passar a tarde no Lago Negro? A paisagem bonita de se ver em qualquer estação do ano é o cartão-postal da cidade e um dos pontos turísticos mais fotogênicos de Gramado. O local é perfeito para um piquenique e quem sabe uma volta no simbólico pedalinho em formato de cisne nas suas águas verde-esmeralda… 🤔

A elegante Igreja Matriz São Pedro se imponente em meio ao cenário bucólico que a cerca. A construção com mais de quarenta metros de altura, localizada no centro da cidade, foi inaugurada na década de 40, desde então é possível contemplar belas esculturas dos 12 Apóstolos no seu exterior e, no interior, os charmosos vitrais sacros de seu altar. Embora seja uma igreja simples, ela possui um grande significado para os moradores e, durante o Natal Luz, principalmente, costuma receber muitos turistas.

Já pensou em ver o mundo em miniatura? No Mini Mundo é possível apreciar as réplicas feitas com muito capricho e precisão de construções em um lindo jardim ao ar livre. Lá você encontra a Usina do Gasômetro em Porto Alegre, o Neuschwanstein Castle da Alemanha, o Museu Paulista, o Aeroporto de Bariloche e a Cordilheira dos Andes na Argentina, e muitas outras construções do mundo em tamanhos 24 vezes menores que as originais. 😲

E que tal conhecer o coração de uma fábrica de chocolate? Parece coisa de filme, né? Mas, relaxa que não tem nada a ver com o Willy Wonka 😂😂 Diversas fábricas de chocolate abrem suas portas para visitação, possibilitando que os turistas conheçam o processo de produção do chocolate, como funcionam as máquinas, quais os ingredientes são utilizados nas criações, e algumas possuem até espaços temáticos! Incrível, né? Nossa paixão por chocolate só aumenta depois de uma experiência dessas! 😍

 

A visita ao Vale dos Vinhedos também é uma parada obrigatória. Motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e das tradições da cultura italiana, é lá que estão algumas das vinícolas mais conhecidas do Brasil, além de espaços gastronômicos prontos para oferecer a comida típica italiana e hotéis aconchegantes integrados ao vale e às montanhas. O legado histórico dos imigrantes italianos em Bento Gonçalves fez com que o enoturismo se tornasse um sucesso por lá, já que a experiência de apreciar bom vinho, boa gastronomia e uma bela vista dos vinhedos é espetacular.

Nesta incrível viagem também é possível fazer um resgate ao passado, por isso, o passeio a bordo do trem Maria Fumaça (ou trem do vinho, como é carinhosamente conhecido), não pode ficar de fora dessa tour! A jornada de 23 quilômetros na famosa locomotiva a vapor é regada a degustação de vinhos e música gaúcha.

Ali do lado, na cidade de Nova Petrópolis, tem dança, música, comida, tudo num só lugar! Conheça a Noite Alemã do Torquês Restaurante e aprecie um típico jantar alemão, além de música e danças germânicas. Por lá, não tem como não se divertir e amar 😍.

Para quem gosta de compras também vai adorar visitar esse lugar e enlouquecer com a variedade de opções de lojas de roupas, calçados e souvenires. Nessa região você encontra de tudo, por isso comprar sapatos por lá não é uma tarefa difícil, já que a região conta com diversas outlets de calçados, como Arezzo Usaflex e Dakota.

Canela é outra parada que não pode faltar na visita a Serra Gaúcha, é nela que está localizado o Parque Caracol, onde você poderá vivenciar a natureza em seu cerne, conhecer a fauna nativa, além de apreciar a vista da Cascata através do mirante.

E já que estamos falando em natureza, que tal uma visita ao Parque da Ferradura?! Depois de passar pela Cascata Caracol, a 13 quilômetros do centro de Canela, está a reserva natural que possui quatro trilhas distintas. Símbolo de essência e inspiração, o Parque da Ferradura é para você, que tem o espírito livre e aventureiro: lá é possível praticar caminhada, escalada, montanhismo e ciclismo de montanha com muita segurança.

No coração da cidade, encontra-se a Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra. Ela se destaca por ser dona de uma beleza monumental, arquitetura gótica, 65 metros de altura e um carrilhão de 12 sinos de bronze vindos da Itália, além de gigantescos vitrais e um lindo jardim na entrada. É por essas e outras que ela se tornou cartão postal da cidade de Canela, e foi eleita uma das sete maravilhas do Brasil em 2010.

Deu pra perceber que tem muita coisa boa esperando por você neste destino, né?! Se você ficou interessado neste roteiro, clique no botão abaixo e conheça o pacote para Serra Gaúcha 2019.

 

MP Turismo, viaje na melhor fase da vida.

Tags:
,
Sthéphanie Leal
sthe.l@wt.digital


Olá, como podemos ajudar?

Atendimento via WhatsApp